Patriota - Palmeiras do Tocantin Cover Image
Patriota - Palmeiras do Tocantin Profile Picture
Patriota - Palmeiras do Tocantin
@patri_to_palmeirastocantins


1seguidores


Categoria: Notícias e Política


ASPECTOS HISTÓRICOS

O estado do Tocantins integra a área da Amazônia legal. Cujo espaço no norte brasileiro compreende a vigésima parte da superfície terrestre. Geograficamente o estado do Tocantins encontra-se numa zona de transição, entre a Floresta Amazônica e o cerrado brasileiro. Ele está dividido em duas mesorregiões: Tocantins Ocidental e Tocantins Oriental. O Tocantins é um Estado novo e sua criação aconteceu em 1998, pela Assembleia Nacional Constituinte, foi instalado em 1º de janeiro de 1989, pois muitos queriam sua separação e lutaram até o fim como é o caso do Ex- governador Siqueira Campos.

Com sua criação foram surgindo as principais cidades, a maioria ficando às margem da Rodovia Belém-Brasília, e uma dessas cidades é Palmeiras do Tocantins. A raiz de Palmeiras do Tocantins começou com a chegada dos bandeirantes, no século XIX, quando os mesmos andavam a procura de índios e de solos férteis pela foz do Rio Tocantins, Por volta de 1920 chegava aqui um dos primeiros moradores, o Sr. João Caetano, de origem bandeirante, que chegou expulsando os índios e tomando posse das terras.

Quando João Caetano morreu, ficou seu filho como herdeiro, o Sr. José Lopes Figueredo, que nasceu na fazenda Pacota. Esse ficou sendo uns dos primeiros nomes dessa cidade. Palmeiras sempre foi um lugar de terra fértil e produtiva cercada por muitos rios, como o Croatá, Mosquito, Curicaca e Rio Tocantins, próprio para cultivo e criação de gado. Começava nessa época, como em todo Brasil uma grande devastação das florestas, para que assim pudesse se fazer pastagem e criar gado.

Fonte/Leia Mais: https://palmeirasdotocantins.t....o.gov.br/cidadao/his