Um fruto com alto teor de água, doce e rica em minerais, a melancia se torna um dos alimentos mais consumidos em dias ensolarados, principalmente como suco.
Seu potencial nutricional vai muito além de sua fama “diurética”, muito usada para expelir o liquido retido pelo organismo.
Confira os cinco benefícios adquiridos ao consumir melancia:
Proteção à pele
A fruta protege atua como protetor solar, pois age contra os radicais livres. Sua quantidade em vitamina C e suas características antioxidantes previnem inúmeros problemas de pele, inclusive ajudando a retardar o envelhecimento.
Prevenção a problemas renais
A fruta contém potássio e, por isso, pode reduzir as impurezas do rim. É liberado ácido úrico, o que diminui o desenvolvimento de cálculos renais.
Emagrecimento
Fonte natural de vitamina C, a melancia também traz cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio. Sua função emagrecedora se deve à baixa caloria oferecida (cerca de 30 calorias a cada 100 gramas).
Prevenção da irregularidade da pressão arterial
Contém magnésio e potássio na melancia – elementos fundamentais na redução da pressão sanguínea, prevenindo o endurecimento das paredes arteriais.
Prevenção ao câncer
Por sua quantidade de água, a fruta auxilia na hidratação do corpo, equilibra o nível de água no organismo e diminui tonturas decorrentes. Rica em licopeno, o fruto se torna um eficaz antioxidante no combate ao câncer, pois interrompe o desenvolvimento das células cancerígenas.